IV Jornada de Agroecologia da Bahia

Lista de Oficinas para a IV Jornada

As Oficinas Práticas da IV Jornada de Agroecologia da Bahia acontecerão no dia 31 de outubro (sábado) pela tarde, entre as 14:00-17:30.
As inscrições vão ser realizadas no dia 29 de outobro na recepção do evento.
E para que estejam antenados sobre qual oficina fazer, disponibilizamos a lista de oficinas que teremos:1 – Compostagem Comunitária
Proposta: divulgar a compostagem de resíduos orgânicos com levitas termofílicas, tirando dúvidas e esclarecendo as formas de reciclagem dos orgânicos e esclarecer mais sobre a política Nacional dos resíduos sólidos.
Proponentes: Coletivo Esverdear, Bruna Freitas Rodrigues2 – Zines
Proposta: produzir em coletivo e distribuir zines artesanais que tenham a ver com as temáticas da Jornada (Terra, Território e Poder), além de conhecer a história e o conceito dos zines e da comunicação livre.
Proponentes: Mercado Sul Vive/Elo Cerrado, Keyane Dias, Nara Oliveira3 – Oficina de Ervas para os Ciclos Femininos
Proposta: despertar e resgatar a autonomia diante dos ciclos femininos (menstruação, gestação, parto, pós-parto e menopausa) através do reconhecimento e uso das ervas. Empoderar as mulheres para viver com qualidade e empoderamento cada momento dessas fases.
Proponentes: Mercadu Sul Vive/ Elo Cerrado, Mariana Almeida4 – Agricultura Sintrópica
Proposta: apresentar na prática a agricultura sintrópica sucessisonal, seus conceitos e métodos. Proponentes: Nacer/Elo Cerrado, Andrew, Paulo, Ricardo5 – Expressão corporal no território: presença, memória e culturas
Proposta: realizar uma aproximação à consciência corporal e ao uso de ferramentas expressivas do corpo em relação com o entorno cultural /socioambiental. Entendendo as possibilidades de ação política através da expressão corporal, gerar “materiais” estéticos (estéticos-políticos) à partir de tal expressão. Registrar como a pessoa transita na sua corporalidade a história pessoal e social- política, focando no individual, no coletivo intersubjetivo e na relação com o meio ambiente. Reconhecer os aspetos culturais e políticos do cotidiano e do extra cotidiano (ritual, cênico e nos espaços de manifestação política) na corporalidade. Considerando que as técnicas do corpo aportam novas experiências e perspectivas, explorar a Relação sujeito objeto e intersubjetiva no cotidiano dos trabalhos agrícolas. Gerar algum “material” a partir da experiência no formato desejado (vídeo, expressão plástica, performance).
Proponentes: Equipe Antropologia do Corpo/Universidad de Buenos Aires e parceiros


6 – Comunicação Popular – Direito Humano e Estratégia de Mobilização Social
Proposta: conceituar as noções básicas do que vem a ser a comunicação popular e como ela se apresenta de forma transversal nos diversos contextos sociais; Construir o entendimento da comunicação como um direito humano fundamental; Debater o papel da comunicação popular como estratégia de mobilização social; Discutir como a comunicação popular pode se inserir no debate político e a construção de políticas públicas para o campesinato pautadas na agroecologia. Proponentes: Centro de Assessoria do Assuruá/Articulação Semiárido Brasileiro, Rodrigo de Castro Dias

7 – Criação de animais voltado para o bem estar animal
Proposta: mostrar que é possivel criar um rebanho de forma sustentável restringindo o uso de antibióticos e hôrmonios no manejo animal de forma que desestresse os animais e forneça um alimento sem riscos à saúde humana.
Proponentes: Instituto Federal de Sergipe, Pedriane Inacia Oliveira Costa , Any Jaqueline dos Santos, Kauane Santos Batista

8 – Reutilização de papelão e saco de cimento
Proposta: construção de utilitários como caixinhas, banquinhos e ou brinquedos a partir da reutilização de matérias primas como papelão e saco de cimento.
Proponentes: Mercado Sul Vive / Tempo Eco Arte, Virgílio Mota Leite, Paloma Pereira Menino e Caroline Nóbrega de Oliveira

9 – PANC na Gastronomia
Proposta: discutir sobre a importância das Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANC) para a alimentação humana, na perspectiva da segurança e soberania alimentar. Divulgar formas de preparo e uso das PANC para inserção destas na alimentação cotidiana.
Proponentes: Rede PANC – UFBA, Tereza Cristina de Oliveira e Oliveira (professora de Gastronomia da UFBA), Maíra Damião (estudante de Gastronomia da UFBA), Ana Paula Barbosa Santos Alves (bióloga e estudante de Gastronomia da UFBA)

10 – Postais da Terra em uma ciranda biocomunicativa
Proposta: formar uma ciranda de troca de forma que o material circule entre os presentes na Jornada; Produção de postais com materiais reciclados e elementos naturais encontrados no território; Interação com espaço e natureza; Exposição dos postais em uma instação construida coletivamente; Provocar uma produção livre e fluida de comunicação independente dos padrões da mídia impressa. Proponentes: BabaYagas, Debora Melo e Eduarda Gama

11 – Manejo Agroecológico de Cacau Cabruca
Proposta: visita à área demonstrativa de cacau cultivado no Sistema Cabruca, conhecer as práticas de planejamento, cultivo e manejo agroecológicas sendo pesquisado pelo Instituto Cabruca dentro do campo do Assentamento Terra Vista.
Proponentes: Instituto Cabruca, Tarcísio

12 – Produção de Chocolate Fino
Proposta: visita à Fábrica de Doce e Chocolate Fino do Assentamento Terra Vista e conhecer o processo de produção de chocolate e outros produtos.
Proponentes: Equipe do Chocolate Fino Terra Vista, Roberta, Gil, Sálvio, Idelbrando

13 – Como vender no PAA/PNAE
Proposta: aprender a vender ao governo através das politicas públicas do Programa de Alimentação e Programa Nacional de Alimentação Escolar, passo a passo.
Proponentes: Instituto EcoBahia, Kaká

14 – Arte Indígena com Argila
Proposta: conhecer e explorar a arte indígena com argila usando argila natural do Assentamento Terra Vista. A arte indígena é uma forma milenária de expressão e tecnologia.
Proponentes: Associação AHIAV, Paulo Titiah

15 – Capoeira de saia e calçolão
Proposta: facilitar uma vivência e prática de auto defesa, dança, jogos e canções de resistência e ancestralidade negra, afirmando uma conexão entre mulheres e a capoeira, construindo empoderamentos.
Proponentes: Coletiva afrodiasporica Otim, Annie Gonzaga

16 – Oficina de confecção de tambor
Proposta: concluir o tambor construído na III Jornada de Agroecologia da Bahia, desta forma serão ensinadas técnicas de afinação e amarração.
Proponentes: Casa do Boneco, Tambores Oraniã

17 – Oficina de estética Afro Brasileira
Proposta: Promover uma troca de experiência teórica e prática sobre a estética afrobrasileira tendo como viés o cabelo enquanto auto afirmação de identidade, atrelando às questões como vestuário e adereços. Traga seu próprio lenço para os turbantes e torços!
Proponentes: Casa do Boneco, Dani Jêje e Preta Ashanti

18 – Ciranda da terra: cantos griô
Proposta: partilhar ritmos nordestinos de origem afro-indígenas a partir de vivências circulares de cantos e contos indígenas e africanos. Os ritmos a serem estudados serão a ciranda, o côco, o samba de roda e o ijexá. Propõe-se que, ao final da oficina seja realizada uma apresentação com os ritmos estudados no espaço cultural ou alvorada.
Proponentes: Mo Maiê, Quilombo Urbano-Alto da Sereia

19 – Redes sociais
Proposta: abordagem de marketing (anúncios e vendas): 5 erros em marketing mais comuns; Segurança em redes sociais; Política e complexidade de senhas; Vídeo matéria do fantástico; 10 erros que devem ser evitados nas redes sociais.
Proponentes: Estudantes do curso di Informática do CEEP do Campo Milton Santos

20 – Aplicativos móveis para o agricultor
Proposta: uso do tablet para acesso e comunicação nos espaços rurais
Proponentes: Estudantes do curso di Informática do CEEP do Campo Milton Santos

21 – Microsoft Word
Proposta: apresentação de botões, menus, modos de exibição, controle de zoom, ajuda, etc.; Conceitos básicos: seleção de texto, navegação, configuração de páginas e margens, verificação ortográfica, abrir, salvar, salvar como, desfazer e refazer, localizar e substituir, etc.; Formatação: texto, alinhamento, realce, pincel, parágrafos e recuos, utilização de marcadores e numeração; Impressão: visualização e impressão de documentos; Formatação avançada: edição de cabeçalhos e rodapés, colunas de texto, bordas e sombreamento, capitulares, ferramentas de desenho, autoformas, inserção de figuras, wordart, caixas de texto, etc.; Tabelas: inserção, navegação, formatação e edição, auto formatação, etc.; Outros recursos: manipulação de textos no word, copiar, recortar, colar, autotexto, autocorreção, dicionário de sinônimos, assistente de mala direta, edição de bancos de dados, cartas modelo e mesclagem, envelopes e etiquetas, etc.
Proponentes: Estudantes do curso di Informática do CEEP do Campo Milton Santos

22 – Ambientação Linux
Proposta: conceito, instalação, iniciando o ubuntu, menu “Aplicações”, acessórios, criação de textos e documentos, planilhas, Openoffice, imagens, gerenciamento de fotos, acesso a internet, visualização de emails, jogos, som e vídeo, gravação de CD, reprodutor de filmes, adicionar e remover programas, sistema de busca, preferências, ferramentas de rede, etc.
Proponentes: Estudantes do curso di Informática do CEEP do Campo Milton Santos

23 – Maracatu
Proposta: divulgar a cultura do maracatu como parte da cultura popular e tradicional nordestina.
Introduzir os toques básicos dos instrumentos do maracatu: alfaia, caixa, agbê, ganzá e gonguê. Realizar um cortejo com os participantes.

Proponentes: Bora Batucá, Naira Reinaga de Lima

Pensem, Reflitam e escolham a melhor opção para Você!
Aproveitando os conhecimentos que serão trocados durante o momento das oficinas.

[wpsr_addthis]