Marcos Alexandre dos Santos Albuquerque

Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPCIS). Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Possui graduação em Ciências Sociais, com habilitação em antropologia, pela Universidade Federal de Campina Grande (2002) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2005). Atualmente é Coordenador do N.A.d.A (Núcleo de Antropologia da Arte) – UERJ; vice-coordenador do INARRA (Imagens, Narrativas e Práticas Culturais) – UERJ; Coordenador de pesquisa do PROÍNDIO – UERJ, também é filiado ao NEPI (Núcleo de Estudos das Populações Indígenas) – UFSC, e ao LACED (Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento) – UFRJ.

Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnicidade, Performance, Antropologia da Arte e Antropologia Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: indígenas em contexto urbano, arte étnica, museus e vídeo etnográfico.

ALBUQUERQUE, M. A. S.. O regime imagético Pankararu: Performance e arte indígena na cidade de São Paulo. 01. ed. Florianópolis: UFSC, 2017. 425p .
 
E-mail: uerjmarcos@gmail.com