Dóris Dornelles de Almeida

Dóris Dornelles começou sua carreira profissional em 1994. Seu repertorio inclui papeis em Don Quixote, Coppelia, Sacre du Printemps, Raymonda, entre outros. Integrou companhias brasileiras como Ballet Concerto, Ballet Phoenix-Tony Seitz Petzhold, Anette Lubisco Cia de Dança, Muovere Cia de Dança dançando em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Caxias do Sul, Dom Pedrito, Canela, Novo Hamburgo, Alegrete, Passo Fundo, Montenegro e Erechim. Obteve desenvolvimento de interpretação artística com Leverdogil de Freitas. Dançou internacionalmente no Canadá na Companhia de Dança Newton Moraes. Participou de inúmeros festivais e workshops no Brasil, Uruguai, Alemanha, Holanda, Áustria e Estados Unidos. Em 1998 foi nominada melhor bailarina no Premio Açorianos para a Dança, realizado pela Prefeitura de Porto Alegre.
De 1999 a 2003 residiu na Alemanha onde em 2002 adquiriu Diploma com grau Bacharel em Artes, na área de Dança pela Universidade Folkwang Hochschule Essen. Logo integrou a Companhia de Ballet municipal da cidade de Essen, Aalto Ballett Theater, trabalhando com renomados coreógrafos como Heinz Spoerli, Boris Eifman, Mario Schroder, Sergej Gordiyenko, Jose de Udaeto, Birgit Scherzer, Rodolpho Leoni, Magali Fett, Norbet Steinwarz, Alberto Allarcon, Lutz Forster, Judy Bassing, Petter Maffay e Derek Williams.
A convite da Prefeitura de Porto Alegre foi júri do Premio Açorianos para a Dança em 2004, e no ano seguinte júri da Seleção das Companhias de Dança na Ocupação dos Teatros Públicos. Em 2006 fez seu debut coreográfico em colaboração com a diretora do Ballet Concerto na construção do ballet Carmina Burana junto a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre no teatro do SESI.

Adquiriu Diploma de Bacharel em Administração de Empresas pela PUCRS, com grau maximo através da Monografia de criação de Plano de Alavancagem estratégica e sustentabilidade para o Ballet Concerto Ltda. Aperfeiçoou seus conhecimentos com Diploma de Pós Graduação Especialização em Cena Contemporânea conferido pela UFRGS através da tese no Projeto de Inserção do Publico no Processo Artístico no século XXI em 2005. Alem disso, participou nos últimos 15 anos de inúmeros Congressos, Seminários, Palestras e encontros promovidos pela PUCRS, UFPEL, UFRGS, Folkwang Tanz Fest Kurt Joos, ImpulzTanz Viena, FUMPROARTE, Porto Alegre em Cena, Prefeitura de Porto Alegre, Secretaria de Cultura do Estado do RS, UNESCO, CEEE, entre outros.
Em 2007 foi convidada a dançar junto a Companhia de ballet contemporâneo americana Janusphere Dance Company em Nova Iorque em coreografias de Derek Williams, Kirril Mateev e Darion Smith. No ano de 2008, coreografou solo de ballet contemporâneo com Paulo Guimarães, denominado “Um olhar sobre Carmen” especialmente para a Mostra Dança Verão 2008, promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Ministrou aulas de ballet clássico e jazz junto a Dullius Dance. Logo foi convidada novamente para dançar junto a Janusphere Dance Company, realizou tournée na California-USA em marco e abril de 2008. No Brasil no mesmo ano dançou Paquita, Orpheu no Inferno, Polka Trish Trash, La Traviata, Osana nas Alturas, entre outras junto ao Ballet Concerto. Em 2009 participou do espetáculo Carmina Burana junto a OSPA. Logo, junto a Orquestra da PUCRS nos Concertos Comunitários Zaffari dançou diversas coreografias. Participou de Seminário de Historia da Arte – UFPEL, Seminário de Economia da Cultura Malraux-Santander, Fórum de Economia FIERGS e foi aprovada no Concurso para coreografa da UFPEL. Mestre com louvor em Administração e Negócios PUCRS 2012 e participante convidada do Projeto CNPq coordenado por Maria Teresa Flores Pereira, sobre estudos de embodiment (corpo nas organizações). Como pesquisadora publicou artigo cientifico denominado “Identificação de Práticas de Gestão Estratégica Visando a Sustentabilidade de Companhias de Dança do Brasil” no Congresso 3es, e “Identidade Fisica, Pessoal, Institucional e Espiritual: etnografia embodied de uma companhia de ballet”. Atualmente trabalha como bailarina junto ao Ballet Concerto. Em setembro 2012 apresentou e publicou os seguintes artigos no ENANPAD 2012, no Rio de Janeiro-Brasil: “Identidade Embodied Identity nas Organizacoes: etnografia de uma companhia de danca (ballet) brasileira” e “Globalizacao, Ballet e embodiment: etnografia de uma companhia de ballet brasileira” junto com a Prof. Dr. Maria Tereza Flores-Pereira e “O Modelo Taylorista de gestão nas Companhias de Ballet”.

Areas de investigación: danza, corpo, organizaciones, etnografia, identidad.

Artigos publicados:

Globalização, Ballet e Embodimenti: Etnografia de uma Companhia de Dança (Ballet)
Brasileira.

Identidade Embodied nas Organizações: Etnografia de uma Companhia de Dança (Ballet) Brasileira. Dóris Dornelles de Almeida, Maria Tereza Flores-Pereira.

O Modelo de Administração Taylorista como Estratégia na Gestão em Companhias de Ballet. Dóris Dornelles de Almeida, Grace Vieira Becker.

Identificação de Práticas de Gestão Estratégica Visando a Sustentabilidade de Companhias de Dança do Brasil. Dóris Dornelles de Almeida, Peter Bent Hansen.

As Corporalidades do Trabalho Bailarino: Entre a Exigência Extrema e o Dançar com a Alma. Dóris Dornelles de Almeida, Maria Tereza Flores-Pereira. Descargar el artículo desde este enlace

Nuevo: Práticas de gestäo estratégica em companhias de dança de Brasil:entre a arte e a indústria cultural. Artigo Revista Iberoamericana.

 

Email:  dornelles333@hotmail.com

[wpsr_addthis]