Corpos e Corporalidades nas Culturas

Corpos e corporalidades

 A Rede de Antropologia de e desde os corpos convida a
1º  ENCONTRO LATINO-AMERICANO de INVESTIGADORES SOBRE CORPOS E CORPORALIDADES NAS CULTURAS de 1o  a 3 de agosto de 2012
Fac. de Humanidades e Artes, Universidade Nacional de Rosario,
Rosario, Argentina.
Especialmente desde a década de 80, aprecia-se um renovado interesse na reflexão sobre o papel dos corpos e corporalidades nas culturas, que tem levado a um notável crescimento dos estudos realizados a partir de diferentes disciplinas humanísticas e sociais, bem como a uma crescente importância das abordagens interdisciplinares, nas quais combinam-se teorias sócio-antropológicas, históricas, filosóficas, psicológicas, estéticas e inclusive as de inspiração biológica, como as neurociências.
No caso dos diversos países latino-americanos, este interesse pelos modos que os contextos socioculturais atravessam as corporalidades é mais recente e, especialmente na última década, tem se organizando diferentes espaços de discussão sobre o tema. Tal é o caso do Congresso do Corpo Decifrado no México desde 2003, dos grupos de trabalho sobre Antropologia do Corpo nos Congressos de Antropologia Social da Argentina desde 2004, na Associação Latino-americana de Antropologia em 2005, nas Reuniões de Antropologia do Mercosul (na Argentina, no Brasil e no Uruguai) e nas da Associação Latino-americana de Sociologia (no México, na Argentina e no Brasil), ambos desde 2007.
Com a criação da Rede de Antropologia de e desde os Corpos, formada por investigadores/as de diferentes universidades latino-americanas que tem coordenado e  participado destes espaços de intercâmbio, decidimos convocar este encontro inter-regional mais amplo, que se propõe a refletir sobre o papel das corporalidades em âmbitos distintos da cultura (como o trabalho, a saúde, a estética corporal, a arte, a religião, o esporte, as diversas instituições, os processos de subjetivação) e também sobre como estas corporalidades são atravessadas pelas problemáticas mais amplas de gênero, raça e etnicidade.
Apesar da diversidade de temas que nos instigam, nós investigadores/as da Rede compartilhamos uma preocupação comum: refletir sobre a complexidade da realidade sociocultural partindo daquilo que acontece nas corporalidades das pessoas – algo elementar mas, ao mesmo tempo, tão substancial que as ciências sociais e as disciplinas humanísticas por muito tempo tenderam a esquecer. Além disso, nos interessa estimular o debate sobre o papel das corporalidades dos investigadores e investigadoras na produção do conhecimento; disto decorre nossa proposta de incluir trabalhos de investigação que se apresentem não só no formato de comunicações orais, mas também através de painéis e de performances.
Em suma, nossa intenção é gerar um encontro integrador de investigações latino-americanas sobre o corpo, capaz de englobar tanto a apresentação de análises empíricas e conceituais, como a discussão de políticas e ativismos. Cremos que a construção compartilhada de perspectivas, métodos e interrogantes contribuirá para a reflexão conjunta e para o diálogo interdisciplinar.
Comitê Acadêmico Latino-americano:
Dr. José Bizerril (Centro Universitário de Brasília, Brasil), Dra. Silvia Citro (Universidade de Buenos Aires-CONICET, Argentina), Dra. Liuba Kogan (Universidade do Pacífico, Peru), Dr. Mauricio List (Universidade Autônoma de Puebla, México), Dra. Elsa Muñiz (Universidade Autônoma Metropolitana Xochimilco, México), Dra. Zandra Pedraza Gómez (Universidade dos Andes, Colômbia).
Comitê Organizador Nacional:
Lic. Yanina Mennelli y Lic. Manuela Rodríguez (Universidade Nacional de Rosario), Dra. Sabrina Mora y Lic. Mariana del Mármol (Universidade Nacional de La Plata), Lic. Patricia Aschieri, Dra. Mariana Gómez y Dra. Mariana Sirimarco (Universidade de Buenos Aires).
 Comitê Organizador Nacional:
Julia Broguet, Silvia Dahlquist, Rita Marsili, Yanina Mennelli, Malena Oneglia, Manuela Rodríguez y Carolina Torres (Universidade Nacional de Rosario).
EIXOS DE TRABALHO
1) Imagem e representação do corpo através da história e das culturas
2) Corporalidade, trabalho e vida cotidiana
3) Corporalidade, saúde e práticas terapêuticas
4) Corporalidade, políticas e instituições
5) Corporalidade, violências e criminalidade
6) Corporalidade, rituais e religiosidades
7) Movimento corporal, arte e performances
8) Corporalidade, educação física, esporte e psicomotricidade
9) Corporalidade, gênero e sexualidade
10) Corporalidade, raça e etnicidade
11) Corporalidade, idades e generações
12) Perspectivas teóricas e metodológicas sobre os corpos e corporalidades na
cultura.
ATIVIDADES GERAIS
No contexto deste congresso, além dos grupos de trabalho, se preveem as siguintes atividades gerais:
Conferências:
– Prof. convidado Dr. Thomas Csordas
A conferência inaugural do congresso será proferida pelo Prof. Csordas, da Universidade da Califórnia, San Diego, que visitará a Argentina graças a um subsídio da Fundação Fulbright (por meio do Fulbright Specialist Program gerida pela Equipe de Antropologia do Corpo da Universidade de Buenos Aires).
– Professores da Rede de Antropologia de e desde os Corpos
Os membros da Rede e integrantes do Comitê Acadêmico deste congresso, participarão de uma mesa redonda na qual se apresentará um estado da questão dos estudos sócio-antropológicos sobre o corpo em cada um de seus países, para debater sobre as principais temáticas e desafios que este campo de estudos gera hoje.
Plenário Final de Discussão Geral:
Propõe-se que cada grupo de trabalho efetue uma síntese das principais temáticas e discussões abordadas durante o encontro, para ser presentadas pelos/as coordenadores/as no plenário final de discussão geral.
Exposição de painéis e fotografias.
Venda de livros e revistas
Durante os dias do congresso, haverá um  estande para a venda de revistas e livros sobre a temática.
MODALIDADES e PAUTAS DE PARTICIPAÇÃO
A apresentação de trabalhos incluirá três modalidades: exposição oral, performance e painel.
Os interessados em apresentar trabalhos em qualquer das três modalidades deverão enviar um RESUMO de 250 palavras e um CV de 150 palavras ao seguinte e-mail: antropologiadelcorpo@gmail.com,  até 31 de Março de 2012.
No cabeçalho do RESUMO deverá constar:
  • Título do trabalho
  • Nome e sobrenome do/a autor/autora
  • grupo de trabalho em que deseja participar
  • modalidade de participação (oral, painel, performance)
  • títulação acadêmica
  • local de trabalho e/ou inserção institucional (cargo e instituição)
  • endereço, telefone e e-mail.
Os RESUMOS e CVs deverão ser apresentados em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5.
Quem estiver interessado/a em apresentar seu trabalho de investigação na modalidade de performance, além do resumo e do CV solicitados, deverá enviar um vídeo da performance ao seguinte endereço postal (Escuela de Antropologia, 1º Encuentro Latinoamericano de Investigadores sobre Corporalidades en las Culturas, Facultad de Humanidades y Artes – Entre Ríos 758 – CP 2000 – Rosario, Santa Fe – Argentina) ou indicar um sítio web onde esta possa ser assistida. No resumo deverão ser incluídos a temática e/ou eixos de discussão que se propõem  trabalhar na performance, a duração da obra e os recursos espaciais e técnicos necessários (detalhando os elementos que podem ser providenciados pelo próprio grupo/autor). Esclarecemos aos/às investigadores/as-performers que a duração das obras não poderá exceder 30 minutos e que necessariamente debeverão estar vinculadas a um grupo de trabalho.
Os idiomas do encontro serão espanhol e português.
Para facilitar a discussão dentro de cada grupo, o número de participações se limitará a 20 trabalhos na modalidade comunicação oral e a 1 ou 2 trabalhos na modalidade de performance. Somado a isto, a seleção dos trabalhos se realizará com base nos critérios habituais de coerência, originalidade e clareza expositiva dos resumos, buscando manter, além disso, a diversidade temática e a representatividade dos países participantes.
Caso haja um número  maior de trabalhos que cumpram estes requisitos mas não contemos com o tempo suficiente para expô-los, será oferecida aos/às autores/as a possibilidade de apresentar um resumo de suas investigações na modalidade de painéis, os quais serão expostos em cada grupo de trabalho.
Os critérios para a apresentação dos trabalhos finais serão detalhados nas próximas circulares.
CUSTO DE INSCRIÇÃO
Expositores docentes e/ou graduados: $ 200.- (pesos argentinos)
Expositores estudantes: $ 60.- (No momento da inscrição deverá ser apresentada a carteira que certifica a condição estudante universitário/a).
Ouvintes: $ 40.-
Para maiores informações, consultar:
[wpsr_addthis]