Maria Beatriz de Medeiros

MARIA BEATRIZ DE MEDEIROS possui graduação em Educação artística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Estética – Universite de Paris I (Pantheon-Sorbonne) (1983), doutorado em Arte e Ciências da Arte- Universite de Paris I (Pantheon-Sorbonne) (1989), pós-doutorado em Filosofia no Collège International de Philosophie, Paris (2000). Atualmente é professora associado 2 da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea, arte e tecnologia, arte contemporanea, arte e performance, composição urbana. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos desde 1992. Pesquisadora 1C do CNPq (2008-2011 e 2011-2015). Coordenadora Adjunta para a área de Artes na CAPES/Ministério da Educação (2005-2010). Suplente na cadeira de Artes Digitais no Conselho Nacional de Cultura/Ministério da Cultura (2007-2009). Presidente da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Pasticas, ANPAP (2003-2005). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Arte-UnB (2003-2004; 2011-2013).

Endereço de e-mail e/ou sitio web. mbm@unb.br
www.corpos.org
www.corpos.blogspot.com
www.performancecorpopolitica.net

 


 

Publicaciones:

Considerações sobre a arte da performance. Resposta a Avelina Lesper, Ursula Ochoa e Carlos Monroy,

 

Maria Beatriz de Medeiros

 

Resumo

O presente texto busca responder, conversar, con-versar com os seguintes textos e autores: Contra el performance de Avelina Lesper (eferapublica.org, 22/08/2013); El gesto real vs la teatralización en la performance (idem, 04/07/2014) e  La incessante repetitón del gesto (los 10 gestos y elementos formales más utilizados em el arte de acción (idem, 08/09/2014) de Ursula Ochoa e Sobre La mala leche: de lo light al re-formance (idem,13/10/2014) de Carlos Monroy. No primeiro, lê-se: “a performance se disfarça com argumentos para ocultar seu vazio”.

 

Ver el texto completo en el siguiente enlace =>> PDF